LibreOffice

 *Mediocre**Razoavel***Bom****Muito Bom*****Perfeito (6 votos, média: 4.50 de 5)
Loading ... Loading ...

Quando se trata de criação de documentos, folhas de cálculo, bases de dados e apresentações, o MS Office é a suíte que vem à mente. Mas é preciso dize-lo: O Office é uma peça cara de software.

Felizmente, existem alternativas mais baratas ao nosso alcance, mas nem sempre elas possuem a qualidade que se deseja. O LibreOffice oferece uma alternativa gratuita, que está ao nível do seu concorrente mais popular.

É de notar, que o LibreOffice é um projecto open source que deriva do OpenOffice, e como tal, vamos encontrar, novas versões, dos programas base: Base (Base de Dados), Calc (Folha de calculo), Draw (Desenho), Impress (Apresentações), Math (Matemática), e o Writer (Processador de texto). Este projecto, conta já com uma grande base de utilizadores a nível mundial e tem já tradução em mais de 30 línguas.

Writer: É o processador de texto do LibreOffice. Pode o usar para tudo, desde escrever uma rápida carta a produzir um livro com tabelas de conteúdos, ilustrações embebidas, bibliografias e diagramas. Possui também, um mecanismo de completar automaticamente o texto que está a escrever, formatação automática e correção gramatical automática, que torna o trabalho mais fácil de executar ( estas são opções que podem ser facilmente desativadas caso não as prefira). O Writer é suficientemente poderoso, para dar conta de tarefas de publicação, como criar multi-colunas newsletters e brochuras.

Calc: Com o Calc vai poder domar os seu números e ajuda-o a tomar decisões difíceis, quando está a considerar alternativas. Analise os seu dados no Calc, e depois use-o para apresentar o seu resultado final. Gráficos e ferramentas de análise ajuda-o a trazer transparência às suas conclusões. Um sistema totalmente integrado de ajudas, torna mais fácil a introdução de formulas complexas. Pode adicionar dados, de bases de dados externas como SQL ou Oracle, e em seguida, pode classificar e filtrar esses dados, para produzir análises estatísticas. Use funções gráficas para visualizar um grande numero de gráficos 2D e 3D de 13 categorias, incluindo linha, área, barra, pie, X-Y, e rede – com dúzias de variações.

Impress: É a maneira mais rápida e fácil para criar apresentações multimédia eficazes. Animações deslumbrantes e efeitos especiais sensacionais vão ajudá-lo a convencer o seu público.

Draw: Permite-lhe construir diagramas e desenhos a partir do zero. Uma imagem vale mais que mil palavras, então por que não tentar algo simples com diagramas de caixa e linha? Ou então ir mais longe e facilmente construir ilustrações dinâmicas em 3D e efeitos especiais. É tão simples ou tão poderoso quanto você quer que ele seja.

Base: Com o Base, você pode integrar suas estruturas de base de dados existentes em outros componentes do LibreOffice, ou criar uma interface para usar e administrar seus dados como uma aplicação stand-alone. Você pode usar tabelas importadas a partir do MySQL, PostgreSQL ou Microsoft Access e muitas outras fontes de dados, ou criar a sua própria base de dados com o Base, para construir poderosos front-ends com sofisticados formulários e relatórios. O Base tem suporte embutido ou facilmente adicionado para uma ampla gama de produtos de base de dados, nomeadamente o HSQL, MySQL, Adabas D, Microsoft Access e PostgreSQL.

Math: É um simples editor de equações, que permite que você possa exibir rapidamente as suas equações matemáticas, químicas, elétricas ou cientificas.

Para além destes seis programas base, o LibreOffice possui também a possibilidade de criar documentos PDF, e desta forma gravar os seus trabalhos num formato que poderá ser lido em qualquer dispositivo.

Sistema Operativo: Windows XP/Vista/7/8
Tamanho do Ficheiro: 184 MB
Site Oficial: http://www.libreoffice.org/