Avira

 *Mediocre**Razoavel***Bom****Muito Bom*****Perfeito (13 votos, média: 3.69 de 5)
Loading ... Loading ...

O Avira retorna à área de segurança com uma segunda grande reformulação no mesmo número de anos do seu antivírus gratuito e versão paga. Considerando que a revisão do ano passado concentrou-se numa novo processo de instalação e modernização de sua interface, a versão 2013 é toda sobre oferecendo recursos de segurança competitivos e com visão de futuro.

Instalar o Avira nunca foi tão fácil, possui ainda a instalação de dois clique. A empresa diz que desenvolveu a instalação de dois cliques, como parte do seu lema “menos é mais”, onde oferece o mesmo nível de protecção, como antes, sem o incomodo. Claro, isso é um reconhecimento tácito dos problemas de versões anteriores.

De qualquer forma, a instalação é mais simples das principais suites de segurança gratuitas. O processo de dois cliques irá detectar automaticamente os componentes de segurança concorrentes e ir pedir ao utilizador para os remover. Se você deseja correr o Avira com outro antivírus não o vai conseguir fazer.
A dada altura, no processo de instalação, vai aparece a opção de instalação da barra do Ask.com para navegador, mas ao contrário do que é usual em programas gratuitos, essa opção não se encontra activa por defeito.

A interface, encontrasse praticamente inalterada em relação à versão do ano passado. Ela foi ajustada para incluir os novos recursos, mas possui a mesma aparência da versão de 2012. Isso é perfeitamente aceitável, pois a interface é simples e semelhante em funcionalidade à dos concorrentes.

Os novos recursos do Avira são a melhor parte da actualização de 2013, mas eles vêm com um preço. A empresa tem se concentrado, em expandir seus recursos de segurança para cobrir as redes sociais, bloqueio de trackers e verificação de sites, bem como um enorme impulso em suporte técnico de crowdsourced. Utilizadores de longa data, da versão grátis do Avira, sem dúvida, vão ficar muito satisfeitos, pelo pop-up da actualização diária desaparecer permanentemente, se você instalar a barra de ferramentas do Avira.

A barra de ferramentas tornou-se um foco importante para o Avira, e a empresa está usando-a para fornecer vários recursos de segurança nos navegadores. A empresa fez uma parceria com Abine, para adicionar o seu “Do Not Track Plus tracking ” e o bloqueador de anúncios na barra de ferramentas. Igualmente, na barra de ferramentas da Avira, iremos encontrar o novo sistema de reputação de websites, assim como um sistema de protecção de redes sociais, cortesia da SocialShield, uma companhia que a Avira comprou no inicio do ano.

A barra de ferramentas é uma bênção mista. Se você instalá-la, ela concede-lhe os extras de segurança. Mas também redirecciona sua pesquisa padrão para o motor de busca Ask.com. O que não é problemático no caso do Firefox, que tem uma caixa de pesquisa dedicado, mas faz o Chrome doloroso para usar, porque este navegador utiliza barra unificado para pesquisas e localização.

Nesta ultima versão, o Avira verifica por novas definições de vírus, de 6 em 6 horas, em vez de uma vez por dia. A versão paga faz essa verificação de 2 em 2 horas.

As características centrais de segurança do Avira permanecem intactos. O scanner verifica vírus, trojans, rootkits e adware. Há um mecanismo de remoção de ameaças genéricas, mas o Avira , tal como muitos pacotes de segurança, é muito melhor em prevenir ameaças de infectar o seu sistema, do que em remover malware que você possa já possuir.

O desempenho do Avira no passado sem teve fortes taxas de detecção, mas uma grande taxa de falsos positivos. O Avira, tem vindo a fazer um grande esforço nessa área, porém, esta é uma das versões que melhor desempenho possui nesse departamento.

Sistema Operativo: Windows XP/Vista/7/8
Tamanho do Ficheiro: 100 MB
Site Oficial: http://www.avira.com