Avast

 *Mediocre**Razoavel***Bom****Muito Bom*****Perfeito (75 votos, média: 3.93 de 5)
Loading ... Loading ...

Com o objectivo de competir com suites de segurança gratuitas e pagas, Avast quer criar uma abordagem unificada para a segurança do seu computador. Longe estão os dias da interface peculiar. Avast é acessível e robusto, com uma lista impressionante de recursos gratuitos, embora dificilmente impressionantes, nos “benchmarks” de desempenho.

O Avast melhorou o seu processo de instalação de modo que é mais rápido do noutras versões. Mas, não é o mais rápido do mercado, no entanto, uma instalação padrão levou cerca de três minutos.

A instalação do Avast não requer uma reinicialização do sistema, e usando sua ferramenta de desinstalação, não foi detectado vestígios no Registro ou no ambiente de trabalho. O Avast afirma que o instalador foi reduzido para todas as três versões em cerca de 20 por cento, mas ainda é temos um download de cerca de 90 MB para a versão gratuita.

Uma nova opção no processo de instalação do Avast, disponível apenas a partir do menu de instalação personalizado, permite-te nos arrancar o Avast como um programa de segurança secundário, para complementar o seu principal. Nós não somos grandes fãs desta opção, porque ele pode atolar recursos do seu sistema, sem realmente fazer o utilizador mais seguro. No entanto, para ver se você gosta do Avast, poderá ser uma opção, desde que depois de escolher qual o programa de segurança que prefere, fique apenas com um deles.

Interface do Avast 7, não mudou muito em relação às últimos três versões. Houve algumas mudanças decorativas, um escurecimento da cor aqui, raios de cinzas acolá, mas foram mudanças leves de cariz estético ou utilitário.

Avast 7, inclui diversas funcionalidades novas que afectam directamente a sua segurança. Uma das maiores mudanças é uma tecnologia de actualização híbrida, que acrescenta actualizações em tempo real ao Avast. Deste modo, uma actualização completa da base de dados, deixa de ser necessária. Actualizações completas, poderão ainda ocorrer, mas não tão frequentemente.

Outra mudança importante de segurança, consiste na introdução de um sistema de reputação de arquivos para avaliar downloads. Esta tecnologia, já existe há um par de anos em suites de segurança pagos como o Norton, o Kaspersky e Bitdefender, mas o Avast é o primeiro antivírus gratuito a oferecê-la. Ele aproveita dados da comunidade a partir da enorme base de utilizadores do Avast ativa, para ajudar a determinar se um arquivo é seguro.

Avast WebRep é um add-on para os navegadores, que permite uma constante e rápida avaliação de segurança aos web sites que visitamos, foi estendida para trabalhar com o Safari, e que também irá agora verificar certificados falsos.

A versão gratuita do Avast é sem dúvida o mais abrangente conjunto de recursos de segurança disponíveis gratuitamente no mercado. Há uma razão para o Avast ter mais de 170 milhões de usuários activos. Os motores do antivírus, anti-spyware, e heurística formam um núcleo de segurança que inclui também vários escudos em tempo real.

Junto com os novos recursos, temos também um AutoSandbox, para automaticamente compartimentar programas suspeitos, um conjunto completo de escudos que protegem contra os scripts, redes P2P, mensagens instantâneas, e comportamentos de programa potencialmente perigosos, varredura sob demanda da boot e uma saída extensa das estatísticas para os nerds de dados.

Sistema Operativo: Windows XP/Vista/7/8
Tamanho do Ficheiro: 93 MB
Site Oficial: http://www.avast.com/